top of page

Metabolismo e Perda de Gordura

Já falamos aqui no blog, sobre Biotipo, Somatotipo e sobre cuidados no método para o emagrecimento. Aproveitando as informações das publicações anteriores, o assunto de hoje é sobre Metabolismo e perda de gordura.

O que determina o substrato energético está sendo utilizado em predominância é o Coeficiente Respiratório (RQ) que é a divisão da produção de gás carbônico (VCO2) pelo consumo de oxigênio (VO2). Quando o RQ é maior ou igual a 1, 100% da nossa energia é gerada por carboidratos. Já quando o RQ é igual a 0,7, 100% da nossa energia é gerada pela gordura. O corpo em repouso, possui um gasto energético baixo porém um RQ de 0,82 o que representa que 70% da nossa energia está sendo produzida pelos Ácidos Graxos.


Durante muito tempo se priorizou exercícios moderados e leves para priorizar o metabolismo da gordura, porém estudos recentes tem demonstrado que exercícios de alta intensidade produzem excelentes resultados. Isso porque os exercícios de alta intensidade aumentam a nossa capacidade cardiorrespiratória, medida através do Consumo Máximo de Oxigênio (VO2 MÁX) e possibilita o surgimento do EPOC (consumo excessivo de oxigênio após o exercício). Esse consumo de oxigênio existe para pagar o débito de oxigênio criado durante o exercício intenso.


O nosso gasto energético é medido através do consumo de oxigênio. para cada litro de O2 consumido, gastamos aproximadamente 5kcal. Logo, o EPOC possibilita um aumento do gasto energético durante o repouso e o mais interessante, 70% dessa energia será gerada pela gordura.




Não quero aqui dizer com isso que você só deva treinar em intensidade alta, pois o nosso corpo precisa de diferentes estímulos e devemos trabalhar diversas capacidades físicas. Enquanto que exercícios de alta intensidade possibilitam melhorar o VO2, a resistência anaeróbica, exercícios de intensidade moderada possibilitam o aumento da densidade mitocondrial, da rede capilar, de enzimas como a Carnitina Palmitoil Transferase I e II responsáveis por facilitar a entrada dos Ácidos Graxos na mitocôndria, local onde elas serão metabolizadas. Por isso, é importante variar os estímulos de volume e intensidade. Existem diversas formas para atingir os mais variados objetivos. A escolha do método ou processo de treinamento, varia de acordo com a disponibilidade de tempo, nível que a pessoa se encontra e limite que ela suporta respeitando suas características.


Agora que você sabe disso que tal colocar em prática. Consulte um profissional, escolha uma ou algumas modalidades e comente em nossa página do facebook suas experiências.

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page